Ser diferente é...!

Ser Diferente não é ser deficiente!
Ser Diferente é normal.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dislexia

Olá!
Hoje vou falar de um tema polémico para a maioria dos professores.
"Agora os alunos são todos disléxico!!!"
Anteriormente também havia muita dislexia mas não era verdadeiramente diagnosticada. Então chamava-se a esses alunos preguiçosos, pouco empenhados, porque eles conseguiam saber muita coisa mas para o que não lhes apetecia tinham preguiça e não estudavam. 
A Dislexia é uma disfunção que resulta de alterações neuro-biológicas na forma como o cérebro codifica, representa e processa a informação linguística.
Na leitura notam-se confusões de grafemas cuja correspondência fonética se aproxima, bem como inversões, omissões e adições.
Na escrita existe dificuldade na descodificação fonema-grafema, associada quase sempre a uma caligrafia irregular e surgem muitos erros ortográficos. Também é comum ter muita dificuldade na construção frásica e na organização das ideias no texto.
Estes indicadores são os mais conhecidos de todos nós e quando alguns se manifestarem nos nossos alunos, devemos alertar os pais para que lhes seja feita um diagnóstico o mais precoce possível. Antes de fazer qualquer diagnóstico referente à dislexia, poderemos solicitar que o médico de família faça um rasteio aos ouvidos e visão. 
Estes exames só devem ser aconselhados no final do 2º ano e escolaridade, quando se gastaram os recursos de uma possível imaturidade, ou um ligeiro atraso no desenvolvimento.
Um aluno com diagnóstico de dislexia, nunca poderá ser aluno com medida CEI (Currículo Específico Individual).

materiais-educativos-download.html

Sem comentários:

Enviar um comentário